segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ARTESANATO

Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular. O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tem junto a si um ajudante ou aprendiz.

Para colaborar com o produtor artesão, na comercialização e divulgação do seu artesanato, o SINDAREM e a REDARTESAN se uniram para instalar a "CASA DO ARTESÃO" . A primeira em Olinda - PE e futuramente, em cada Cidade do pólo turístico de Pernambuco.

A razão principal da "CASA DO ARTESÃO" é ser o local de encontro para comercialização entre o artesão e o comprador (consumidor direto), sem a presença do atravessador.

Com o lema:  "Das mãos de quem faz para as mãos de quem compra" a "CASA DO ARTESÃO" mostra e comprova ao artesão - que é possível escoar sua produção artesanal, sem se submeter à exploração de atravessadores como também, mostra que é possivel o artesão se livrar do desgaste da participação de feira em feira, muitas vezes, sem ter o retorno financeiro merecido; ao público consumidor de artesanato, a "CASA DO ARTESÃO" demonstra que é possível comprar artesanato por um preço justo, direto do produtor artesão, sem taxas adicionais.

Um comentário:

  1. Que ideia e definição porretas!!!!!!
    Agora sim, compreendo o que é ser artesão.
    Com esta iniciativa deste sindicato, nasce uma esperança de nos livrarmos da exploração de atravessadores, já não era sem tempo.

    Muito sucesso!!!!

    André Luiz

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, faça seu comentário pois, nos ajudarão a melhorar cada vez mais.
Sua consideração é muito importante para nós.