EVENTOS

20/08/2013

II CONTRARPE

Nos dias 12 e 13 de Setembro de 2013, no teatro do Brum - Centro de Convenções em Olinda - PE, acontece o II CONTRARPE - Congresso Estadual do Trabalhador Artesão de Pernambuco.

Artasão, participe deste evento, se eleja Delegado para o VI CONTRARTE - Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2013, em Vitória - Espírito Santo.


------------------------------------------------X----------------------------------X-----------------------

TODO DOMINGO - FEIRA DE ARTESANATO NA CASA DO  ARTESÃO - QUATRO CANTOS EM OLINDA

No horário das 14:00 hs às 20:00 horas, acontece a FEIRA de ARTESANATO na CASA DO ARTESÃO - OLINDA.
Cada domingo novos artesãos expõem e comercializam sua criação artesanal além dos artesãos fixos da CDA Olinda.
Confira a diversidade de artesanato e a criatividade de cada artesão ou artesã expositor/a.


FEIRA DE ARTESANATO CDA OLINDA

Em 19/08/2012 terá início a FEIRA DE ARTESANATO na Casa do Artesão - Olinda. São mais dez artesãos/ãs sindicalizados que vão expor suas peças aos domingos nesta feira.
Prestigie, visite, convide seus amigos e aparentes, venha se divertir em Olinda.
A feira de artesanato da CDA Olinda, vai acontecer todo domingo no horário das 14:00hs à 21:00 horas.


ARRAIAL - CASA do ARTESÃO - OLINDA

Dia 04/06/12, tem início o ARRAIAL da CDA - Olinda, todos os dias de domingo a domingo, no horário das 09:00 às 18:00 horas, você compra o melhor artesanato pernambucano, diretamente de quem faz; você encontra o presente ideal para o seu amor e faz uma bela surpresa artesanal a quem você ama; você vai degustar a melhor canjica, pamonha, tapioca, bolo, cocada, etc. 
Confira as novidades da Casa do Artesão - Olinda, elaboradas especialmente para atender você. 



FENAHALL - Feira Nacional de Artesanato

No Chevrolet Hall, de 06 a 15 de janeiro de 2012, no horário de segunda a sexta-feira - das 16:00 às 22:00 horas e sábado e domingo - das 14:00 às 22:00 horas.

Neste evento, artesão sindicalizado com a carteira em dia, paga meia entrada, ou seja, apresentando a carteira de artesão do SINDAREM, na bilheteria, só paga R$ 3,00.




CARRETA DO ARTESANATO DE PERNAMBUCO

De 17 a 19/12/2010 - na Praça do Derby - Recife - PE.

FOs artesãos e artesãs do SINDAREM estão expondo seu artesanato, na "Carreta do Artesanato" que está estacionada na Praça do Derby, nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2010, no horário das 10:00hs às 22:00 horas, com o melhor do artesanato pernambucano, comercializado pelos próprios artesãos expositores, que se revesam nos plantões, durante os três dias de exposição.



FEIRA DE ARTESANATO - SHOPPING GUARARAPES - 11/02 a 04/03/2011

O Gov. do Estado, através do PAPE - Programa do Artesanato de Pernambuco, estará  realizando, no shopping Guararapes, no período de 11 de fevereiro a 04 de março de 2011, com apoio e parceria das entidades representativas dos artesãos de Pernambuco (Sindicatos, Associações, Ongs, Grupos, etc.), uma exposição com comercialização de Artesanato Carnavalesco e Artesanato de decoração.

O evento é gratuito e o artesão ou artesã para expor nesse evento, deverá se pré-inscrever (até 12 de janeiro de 2011)  na sede da entidade à qual é associado, preenchendo a ficha de pré-inscrição e entregando juntamente, com amostra de 3 (três) peças artesanais que pretende expor, para ser avaliada pela curadoria (do evento e do Shopping); artesãos(ãs) não associados(as) a alguma entidade representativa, poderão também se pré-inscrever, basta preencher a ficha de pré-inscrição (click no link a seguir, para acessar a ficha) >  http://www.portaldoartesanato.pe.gov.br/uploads/noticias/ficha%20pre%20inscricao.doc e entregar 3 (três) peças artesanais de sua produção, em um dos endereços abaixo:

AAC – Associação de Artes e Cultura - R. João Sérgio Farias, 332-N. Srª do Ó - Paulista - PE.
ACAAPE - R. da Harmonia, 489 – Casa Amarela - Recife - PE
CMM - Casa Menina Mulher - R. Leão Coroado, 55 – Boa Vista - Recife - PE
FACARPE - R. Floriano Peixoto, s/n – Casa da Cultura - Raio Sul – Sl. 305 - Recife - PE
- SINDARPE - R. Floriano Peixoto, s/n – Casa da Cultura  - Raio Sul – Sl. 308 - Recife - PE
- SINDAREM - R. Floriano Peixoto, s/n - Casa da Cultura – Raio Sul, SL.305 - Recife e 
                     R. Prudente de Morais,458 – Carmo “4 cantos”-Olinda - Casa do Artesão-Olinda


Mais informações p/ fones: (81) 3424-9727 / 3053-1927 / 9997-2439 / 4104-0930 ou no Portal do Artesanato de Pernambuco < http://www.portaldoartesanato.pe.gov.br/ >

FLIPORTO - 2010

FLIPORTO - DIGITAL

De 12 a 15/11/10, em Olinda - PE, acontece a VI FLIPORTO,

Programação

Local: Biblioteca Pública de Olinda | Av Liberdade, 100 – Parque do Carmo – Olinda – PE

NO HORÁRIO COMERCIAL
• Exposições digitais interativas: 1. “Olinda, traços do passado, cores do presente” – baseada no livro de Edvaldo Arlego. Fotos de Marcus Prado. HP Touch – Projeção em telão. | 2. E-books: Os cem melhores do TOC140; Clarice Lispector, uma geografia fundadora, de Antônio Campos, e Pernambuco, Terra da Poesia, de Antônio Campos e Cláudia Cordeiro.
• Disponibilização do MIX leitor d – no estande da Mix Tecnologia.
• E-books (Bluetooth) para download.
• Em dois monitores LCD o visitante terá: 1. retransmissão pela Internet de todas as palestras da programação literária; 2. exibição das edições vencedoras 2007 – 2008 – 2009 – 2010 do Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo.

12 (Sexta-feira)

11:30h ABERTURA – Inauguração do espaço: exposição virtual interativa OLINDA TRAÇOS DO PASSADO, CORES DO PRESENTE, por ANTÔNIO CAMPOS. Participação ANTÔNIO MIRANDA, EDVALDO ARLÉGO, MARCUS PRADO, CLÁUDIA CORDEIRO e demais convidados
12 às 13:45h SILVIO MEIRA – Mídia Social – Mediador: Antônio Miranda – Participação: Antônio Campos, Diego Melo, Izabel Grizzi

13 (Sábado)

13:45 às 14:30h
SÍLVIA VALADARES – Jornalismo e Internet – Mediador: ANTÔNIO MIRANDA – Participação: Eduardo Oliveira e Delasnieve Daspet.
15 às 15:50h
EDUARDO MENDES – Impacto do Livro Digital no Universo do Livro – Mediador: Antônio Miranda. Participação: Eduardo Oliveira.

14 (Domingo)

12:30 às 13:30h
DIEGO MELO: Mix Leitor D: – Mediador: ANTÔNIO MIRANDA – Participação de ANTÔNIO CAMPOS
13:30 às 14:30h
EDUARDO OLIVEIRA – MICBOOK – Apresentador: Antônio Miranda.
Apresentação do MIC Pernambuco e do MICBOOK – ferramenta desenvolvida pelo MIC Pernambuco com o intuito de democratizar o acesso dos escritores a serviços de publicação online e disponibilização de seus livros através dos meios digitais, permitindo também a comercialização dos mesmos.

15 (Segunda-feira)

13:30 às 14:30h
ANTÔNIO MIRANDA – Direitos autorais e Internet – Participação: DELASNIEVE DASPET – Interação com o público.

ENCERRAMENTO

A partir das 15h
LANÇAMENTO : “OS CEM MELHORES DO TOC140” – Carpe Diem e Editora Fliporto.
ENTREGA DOS PRÊMIOS: Prêmio Maximiano Campos de Literatura ; 4º Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo ; TOC 140 – Literatura no Twitter
Apresentador: Antônio Miranda. Participação: ANTÔNIO CAMPOS, EDUARDO CÔRTES, IZABEL GRIZZI, EDUARDO OLIVEIRA, CLÁUDIA CORDEIRO.
OFICINAS: Entrega simbólica de certificados com a participação de todos os inscritos
Encerramento: PALAVRAS DE ANTÔNIO CAMPOS


ARTE EM TODA PARTE - 2010

E4
Casa do Artesão – Olinda

(Adriana Sales Ribeiro, Aline Maria Medeiros de Albuquerque, Adriana Maria do Nascimento, Eliane Mariano Bonifácio, Antônia Raquel Barbosa da Silva, Chico Negromonte, Cleide Gomes de Santana, Cleide Nadir Marques Cunha, Clemildes Alexandrina dos Santos, Iriscila Santos Correia Fernandes, J. Carlos, Jane Claudia S. Calado Lorenço, José Eduardo Coelho Fernandes, José João da Silve (Caidé), Kátia Maria Gomes da Silva, Kely Souza Alves de Lima, Laua Alves, Lucivania Silva de Almeida, Luiza Ferreira de Lima, Maria Angelica Reis, Maria Auxiliadora M. Santos Reis, Maria das Graças Castelo Branco de Oliveira, Maria das Graças da Rocha, Maria Djanete da Silva, Maria Inez Fonseca de Oliveira, Mozart Ramos Amaral, Paulina de Medeiros Barros, Rita de Cassia Lopes de Brito, Sandra Lucia S. Alves, Solange Maria da Silva, Sonia Maria Bezerra de Holanda e Terezinha Bento dos Santos)

A Casa do Artesão - Olinda é a loja dos artesãos do SINDAREM - Sindicato dos Artesãos - RM/PE com sede em Olinda.
R. Prudente de Morais, 458 – Carmo
Aberto diariamente
09h às 20h

PROGRAMAÇÃO DO ARTE EM TODA PARTE - 2010

P1
Visitação de Ateliês
Sítio Histórico de Olinda
Das 15 às 21h
De 2 a 12 de dezembro

P2
Ação A.M.A - Arte e Meio Ambiente
A ação propõe um encontro para debates e trocas sobre arte e a questão ambiental em Pernambuco, por meio de exposição de arte, palestras com ambientalistas e mostra de filmes (todos ligados a questão ambiental), além dos saraus musicais com artistas renomados da cena musical pernambucana.
Marcelo Bione / Julien Ineichen / Alessandra Leão / Isaar de França / Gilsinho Amaral / Claudio Rabeca e Quarteto Olinda
Atelier Lula Marcondes
R. Bispo Coutinho, 805 – Carmo
De 1 a 5/12
Das 19h às 22h e 17h às 22h

P3
II Congresso Literário do Movimento Artístico - As Viagens de Nabuco: um passeio pela História do Brasil
Palestras relacionadas à vida e obra de Joaquim Nabuco
Biblioteca Pública
Av. Liberdade, 100 – Carmo
De 25 de novembro a 5 de dezembro
Das 8h às 18h

P4
Ação Juventude em Movimento
Os EJM's (Espaços Juventude em Movimento) atendem 2.800 jovens em territórios mapeados pelo Pronasci- MJ com atividades culturais e sócio-educativas e produções artísticas.
Os jovens farão ornamentação natalina da Biblioteca Pública pelas oficinas de reciclagem artística; Exposição de Fotografia e Mostra de vídeo.
Biblioteca Pública
Av. Liberdade, 100 – Carmo
1 e 2 de dezembro
Das 09h às 17h
Ações especiais: Grupos de dança, teatro e música com apresentações na Praça do Carmo e Grafitagem na Escola Sigismundo Gonçalves.

P5
Mostra de Filmes de Arte
BIP-Banco de Imagens de Pernambuco
Rua do Amparo, 252- Carmo
De quinta a domingo
Das 19h às 22h

P6
Arrumadinho Pernambucano com Farofa Carioca – A Festa
Show com as bandas: Farofa Carioca, Faringes da Paixão, DJ 440 e muito frevo
Mercado Eufrásio Barbosa
Praça do Varadouro, s/n° - Varadouro
4 de dezembro
Às 22h

P7
Exposição “Apropriações/ Cartazes de Rua”
(Roberto Lúcio)
O artista Roberto Lúcio faz uma intervenção em fotografias que tiveram diversas fontes como restos de cartazes e em seguida fotografa novamente essas fotos que sofreram intervenção e expõe o resultado. O artista também faz homenagem a Bettie Page ao brasileiro Alcides Caminha, que usava o pseudônimo Carlos Zéfiro.
MAC-Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco
R. 13 de Maio, 157- Carmo- Fone: (81) 3184.3153
De ter. a dom. das 9h às 17h

P8
Banda Disco de Vitrola
Coreto do Parque do Carmo
Domingo, 05 de dezembro
18 horas
phenixdeolinda@yahoo.com.br

P9
Palestra do artista plástico Marco Aurélio Damasceno
A Palestra tem como tema: As ações inovadoras na gestão do Núcleo de Arte Contemporânea-NAC, da UFPB: a experiência do artista na coordenação de um núcleo de arte
Atelier Ede Alves
Rua 10 de Novembro, 93, Carmo, Olinda – PE
03 de dezembro
Às 19h - Fone (81) 3429.4183
Ação especial: Exibição de Vídeos de Artes Contemporânea no Cineclube Jardim- 26 de novembro, às 19h

P10
Projovem Adolescente
Ó Linda situação para construir...
O programa Projovem Adolescente faz parte da política de atenção integral à criança e ao adolescente, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos-SDSCDH da Prefeitura de Olinda e atende 800 adolescentes, que participam de atividades sócio-educativas distribuídas em 52 coletivos.
Biblioteca Pública
Av. Liberdade, 100 – Carmo
4 e 5 de dezembro das 15h às 21h.

OFICINAS

Vestir árvores, aprender a fazer entalhe em madeira e pintar paisagens históricas ou naturais. Os visitantes que forem este ano ao Olinda Arte em Toda Parte poderão fazer muito mais do que um passeio pelos 77 ateliês abertos nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda (PE). Oficinas e palestras abertas ao público também vão estar na programação do evento, reforçando o papel de formação da iniciativa em sua décima edição, que acontece entre os dias 2 e 12 de dezembro de 2010.

Ao todo, serão realizadas quatro oficinas no Parque do Carmo, na entrada principal da Cidade. As aulas serão ministradas pelos artistas Tiago Amorim, Joelson, Karina Agra e Antônio Mendes, nos dois finais de semana do Olinda Arte em Toda Parte (4/12, 5/12, 11/12 e 12/12), com inscrições gratuitas. Quem quiser participar pode se inscrever antecipadamente ou na hora, caso ainda haja vagas disponíveis.

Algumas oficinas não pedem inscrições antecipadas. É só chegar e participar. É o caso das aulas que serão ministradas pelos artistas plásticos Joelson Gomes e Karina Agra. O primeiro vai convidar o público, com enfoque nas crianças, a fazer uma ação livre nas árvores do Parque do Carmo, no primeiro fim de semana do evento (4 e 5/12). A oficina se chama Vamos vestir as árvores, na qual os participantes serão convidados a ter uma experiência de intervir artisticamente em árvores vestidas com papel craft.

Já Karina Agra faz uma homenagem a Olinda e aos dez anos do evento com uma oficina de pintura em cartão postal, voltada a todos os públicos a partir dos 6 anos. “Vou ensinar algumas técnicas de pintura e deixar as pessoas livres para se expressarem em cartões postais personalizados”, revela Karina, que irá realizar a oficina no último fim de semana do Olinda Arte em Toda Parte (11 e 12/12).

Os artistas Tiago Amorim e Antônio Mendes, por sua vez, vão fazer o público vivenciar duas formas de expressão artística que se tornaram tradição nas ladeiras de Olinda: o entalhe em madeira e a pintura de paisagem feita ao ar livre. No caso de Tiago Amorim, a oficina contará com a presença de adolescentes do Projeto Alto da Mina (Olinda), que o ajudarão nas aulas como mestres aprendizes. As duas oficinas são gratuitas e disponibilizarão material para os participantes. Mas as vagas são limitadas: 20 pessoas para cada dia. Nos dois casos, é necessário se inscrever antecipadamente (informações detalhadas abaixo).

Com relação às palestras, as datas ainda serão confirmadas. Participarão das falas abertas ao público o curador do evento Raul Córdula e artistas convidados.

Oficinas oferecidas no 10° Olinda Arte em Toda Parte

Oficina de transformações (entalhe)
Produção de entalhes em madeira, seguindo a tradição dos artistas de Olinda. Será apresentado um panorama histórico e introduzida uma série de técnicas nesse sentido. Durante os quatro dias da oficina, o artista abordará diferentes aspectos da criação de entalhe, passando pela familiarização com o equipamento, pelas cores e técnicas até chegar à xilogravura, marca de nossa cultura.

Oficineiro: Tiago Amorim
Dias: 4/12, 5/12, 11/12 e 12/12 (sábados e domingos)
Horário: das 14 às 17 horas
Local: Parque do Carmo (entrada principal do Sítio Histórico de Olinda/PE, no Carmo)
Vagas: 20 pessoas, com idade a partir de 12 anos
Inscrições antecipadas: Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda (Sepac), nos dias úteis, das 9h às 12h.
Informações: 3439-1988 (falar com Junia ou Eric)

Oficina de pintura de paisagem
A proposta é trabalhar as noções básicas de desenho e pintura (com tinta acrílica) na especificidade da paisagem. Cada participante estará munido de tela, cavalete, pincéis e tintas. O encontro será na Praça da Preguiça, local que oferece várias opções de composição de tela para os participantes. As obras serão iniciadas e finalizadas em um só dia (o mesmo da aula).

Oficineiro: Antônio Mendes
Dias: 4/12, 5/12, 11/12 e 12/12 (sábados e domingos)
Horário: das 15 às 17 horas
Local: Parque do Carmo/Praça da Preguiça (entrada principal do Sítio Histórico de Olinda/PE, no Carmo)
Vagas: 20 pessoas, artistas iniciantes e pessoas interessadas em ter um primeiro contato com a pintura de paisagem, com idade a partir dos 16 anos. É necessário ter conhecimentos mínimos de técnicas de pintura.
Inscrições antecipadas: enviar email para Antônio Mendes (antoniobmendes@uol.com.br), com currículo artístico e uma carta de intenção.

Vamos vestir as árvores
O artista Joelson irá “vestir” as árvores com papel craft para serem pintadas por crianças, adolescentes e adultos no último fim de semana do Olinda Arte em Toda Parte. A intenção é despertar o interesse pela ecologia e pela arte, em um processo gestual com resultados imediatos. Durante as aulas, será enfatizado o uso de material simples e de baixo valor.

Oficineiro: Joelson Gomes
Dias: 4/12 e 5/12 (sábado e domingo)
Horários: das 14 às 18 horas
Local: Parque do Carmo (entrada principal do Sítio Histórico de Olinda/PE, no Carmo)
Vagas e inscrições: a oficina é aberta ao público de toda idade, sem restrições, e os interessados podem chegar e viver a experiência proposta por Joelson. O

Uma homenagem a Olinda (pintura em cartão postal)
Destinada ao público infantil, a oficina tem por objetivo
a experimentação plástica através da pintura de cartões postais que
homenageiem a cidade de Olinda e os 10 anos do Olinda Arte em Toda Parte. Através de registros fotográficos de Olinda e de diferentes técnicas de pintura, o público ficará livre para se expressar, produzindo “cartões postais” personalizados. O material para oficina será disponibilizado gratuitamente.

Oficineira: Karina Agra
Dias: 11/12 e 12/12 (sábado e domingo)
Horários: das 14 às 18 horas
Local: Praça do Carmo (entrada principal do Sítio Histórico de Olinda/PE, no Carmo)
Vagas e inscrições: a oficina é aberta ao público, com enfoque em crianças a partir de 6 anos. Não precisa se inscrever. É só chegar e participar.